domingo, 18 de dezembro de 2011

Vamos as compras!

 
   Essa semana chegou ao Brasil o Iphone 4S, o novíssimo celular da apple com um melhor processador, gráficos perfeitos, câmera potente que grava em full HD, um sistema de controle de voz que não entende português, e mais inúmeras funções que poderiam ter sido acopladas em apenas uma geração do aparelho. Essa belezinha sai no mínimo 2.600 reais, chegando até 3.400. Mesmo assim, as filas estavam cheias de lunáticos em busca de seu novo celular, mesmo já tendo um inútil iphone antigo.
   Maluquices a parte, este fato representa a figura da sociedade brasileira atual: consumista. Como diria Lula, "nunca na história deste país" se consumiu tanto! Oprimidos por décadas perdidas, arrochos salariais, sucateamento de indústrias e uma cruel inflação, nossos pais e avós não podiam comprar tanta coisa, até mesmo porque não existiam tantas coisas assim. Com a mudança da moeda para o real, a economia brasileira começou a melhorar, a concorrência surgiu, a moeda se valorizou e tempos bons apareceram. Desde então, vivemos em franco crescimento, passamos a ser chamados de Emergentes e temos um forte mercado consumidor em ascenção, com grande poder de compra.
   Com a abertura do mercado, as multinacionais puderam importar para cá o modo de vida consumista americano e europeu. Lançando rapidamente novos produtos e modelos, que logo se mostram defasados em pouquíssimo tempo, fazendo com que o consumidor seja fascinado pelas novidades tecnológicas e, sem perceber, entrar no ciclo de gastança. Dessa forma, os produtos não são mais vendidos para durarem e sim para vender. E nós estamos comprando!
   Ganância também faz parte desse processo, já que tem gente que gasta 3400 num iphone enquanto existem dezenas de coisas mais úteis pra se fazer com esse dinheiro todo. Que tal comprar cestas-básicas para quem precisa?
   Somos produto dessa evolução econômica que nosso país está passando, e como qualquer sociedade capitalista e desenvolvida, passamos a ser consumistas frenéticos, gananciosos e inúteis. E a questão ambiental? Esquecer esse ponto é muito fácil enquanto se está no shopping torrando dinheiro Aliás, você já trocou de celular esse ano? Porque eu to sabendo de uns modelos mais novos e mais legais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário